Pular para o conteúdo principal

Os Tornados

A palavra tornado é originária do termo espanhol tornada, que significa tempestade. O tornado apresenta dimensões e duração bem menores que a de um furacão. Entretanto, esse fenômeno é capaz de promover grandes destruições por onde passa, como, por exemplo, o que atingiu Shaturia, Blagladesh, em 1989, matando aproximadamente 1.300 pessoas e deixando outras 50 mil desabrigadas.  Os tornados são redemoinhos atmosféricos caracterizados por um espiral, em forma de funil de vento, que gira em torno de um centro de baixa pressão atmosférica; são produzidos por uma única tempestade convectiva. Normalmente, a sua formação ocorre no final da tarde, pois nesse período a atmosfera apresenta maior instabilidade, contém em média 100 metros de extensão, e, ao contrário dos furacões, sua duração é de poucos minutos.
Os tornados são fenômenos tipicamente continentais, formados através da chegada de frentes frias em regiões onde o ar está mais quente e instável, favorecendo o desencadeamento de uma tempestade, que, por sua vez, impulsiona a formação desse tipo de ciclone.
Por apresentarem aspectos físicos favoráveis para a ocorrência dos tornados, em alguns países esse fenômeno ocorre com maior regularidade, entre eles estão: Estados Unidos, Uruguai, Argentina e o sul do Brasil.                                                                                                                                              Processo de formação dos Tornados:

1 - A massa de ar frio forma uma “tampa” sobre a massa de ar quente próxima ao solo, impedindo a formação de nuvens. Com a entrada de uma frente fria ou pelo aquecimento excessivo da faixa de ar próxima ao solo, o ar quente rompe a tampa e invade a massa de ar frio.

2 - O ar quente sobe e se expande, com velocidade que pode chegar a 250 KM/h. A instabilidade na atmosfera pode fazer com que o movimento de expansão ocorra em forma espiral.

3 - Umidade condensada cai em forma de chuva. Com a evaporação, o tornado se forma abaixo da “tampa”, em área onde não há chuva. Ao contrário dos furacões, os tornados são compactos e de curta duração.                                                                                                                                                             

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Usando a criatividade pode-se fazer muito com paletes de madeira Paletes são materiais fáceis de serem encontrados e com o acabamento certo forma uma decoração rústica, moderna e super agradável. Para quem gosta de colocar em prática suas habilidades manuais, eles representam uma tarefa muito fácil, porém, um desafio à criatividade. Não basta confeccionar móveis simples e sim, desenvolver ideias inovadoras para ornamentar o seu ambiente com charme e estilo. Mas o que pode ser feito com estes paletes? Eles não são feitos com madeira da mais alta qualidade, mas isso não significa que eles não podem ser utilizados e ter uma vida nova. Algumas empresas pagam para se livrar deste material e ficariam muito felizes se fossem recolhidos de graça. Por isso, se você pensa no meio ambiente e não procura móveis sofisticados, você terá sempre ideias de como reciclar paletes de madeira de forma inteligente. Alguns projetos, podem não ser apropriados para certos climas. Se você está pensand

Volume Morto

A sequência de quedas no nível das represas do Sistema Cantareira, principal fornecedor de água para a população da Grande  São Paulo , fez com que o governo de São Paulo procurasse saídas para uma possível falta do recurso. Na quarta-feira (14), o sistema chegou a 8,4% de sua capacidade, um recorde histórico negativo que vem sendo quebrado a cada dia. Após descartar o racionamento como solução, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) iniciou obras para captar uma reserva técnica chamada "volume morto", que fica abaixo do nível das comportas. O que é? O volume morto é um reservatório com 400 milhões de metros cúbicos de água situado abaixo das comportas das represas do Sistema Cantareira. Conhecida também como reserva técnica, essa água nunca foi utilizada para atender a população. Por que usar essa água? A Região Metropolitana de São Paulo enfrenta uma crise de abastecimento por causa da falta de chuvas e dos consequentes recordes de queda n

Inteligências múltiplas - Howard Gardner

 Howard Gardner nasceu em Scranton, Pensilvânia em 11 de julho de 1943 é um psicólogo ligado à Universidade de Harvard e conhecido principalmente pela sua teoria das inteligênciasmúltiplas.                               Seu livro mais famoso é provavelmente Estruturas da Mente que foi publicado em 1983. Neste livro Gardner fala sobre dimensões da inteligência (inteligência visual/espacial, inteligência musical, inteligência verbal, inteligência lógica/matemática, inteligência interpessoal, inteligência intrapessoal e inteligência corporal/cinestética).                            A avaliação poderá expor o sujeito a uma situação complexa, capaz de estimular várias inteligências, ou ainda oferecer uma vasta gama de materiais de diferentes inteligências, e verificar então qual deles, o sujeito escolherá e com qual profundidade o utilizará. Este tipo de avaliação difere totalmente da formal, pois primeiro exige um atendimento mais personalizado e vários tipos diferentes de materiais, e ai